Que me Segue?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sobre meio ambiente e geleiras que sangram

Bom dia queridos!

Recentemente, passeando por algumas páginas na internet que falam sobre as questões do meio ambiente, eu achei uma matéria sobre a geleira Taylor, na Antártica. Descobriram que brota constantemente da geleira um liquido viscoso e vermelho.

Olhando uma primeira vez na foto da geleira você começa a imaginar milhares de coisas sobrenaturais que estariam ocorrendo naquele lugar. Talvez até uma matança de ursos polares ou pingüins. Uma fabrica clandestina de sardinhas em lata?

A primeira coisa que me ocorreu vendo aquela imagem não foi nada parecida com isso. Eu logo imaginei todas as agressões que o homem vem afligindo o nosso planeta, e todas as matanças, e todos os crimes ambientais, e tudo.


Então me vem à mente uma memória de infância. Quando eu estava na 5ª serie, eu acho, estudava em uma escola perto de casa e essa escola tinha muitas, muitas arvores, no pátio. Bem lá no fundo onde nós ficávamos na hora do intervalo tinha uma arvore super disputada. Mas ela não era disputada por que tinha a melhor sombra ou por que era a melhor localizada. Esta arvore era disputada pelos meninos por que, na hora do intervalo, eles a "machucavam". Faziam de tudo. Tiravam pedaços do tronco, arranhavam, enfim... Você sabe como a imaginação das crianças é fértil.


Eis que um dia, eu e uma coleguinha resolvemos lanchar perto desta arvore. Não me lembro exatamente o motivo, foi mais uma coisa por acaso como tudo o que acontece na minha vida.


Então, quando chegamos perto desta arvore nós tivemos uma infeliz surpresa. Dela estava saindo um tipo de gosma vermelha que tinha um cheiro muito estranho. Na minha cabeça de criança, eu juntei os pontinhos e pensei... "Esta arvore está sangrando"! A minha lógica era infalível. Assim como a gente sangra quando se machuca seriamente, alguém a estava machucando, logo ela estava sangrando.


Nunca soube exatamente o que era aquela gosma vermelha que saia da arvore. Talvez fosse apenas seiva ou, bem não sei. Mas a cena nunca saiu da minha cabeça.


Bom, acho que foi por isso que eu pensei nos acontecimentos recentes, milhões de litros de petróleo jorrando pelo mar, desmatamentos gigantescos na Amazônia, fora as queimadas que despejam CO2 na atmosfera a torto e a direito sem que ninguém faça nada.


Assim como aquela arvore da minha infância, os infratores têm saído impunes de seus atos. Mas, o que podemos fazer então?


Existe uma lista de 120 atos a favor do meio ambiente, do nosso ambiente, não só tratando de assuntos ambientais (no sentido ecológico da palavra), mas tratando também do social. O que você faz para que o ambiente em que vive fique melhor? Imagina se cada pessoa do mundo fizesse apenas, não sei sessenta das 120 ações? Metade é o bastante? Ou ainda é muito? Então trinta apenas... Não me parece tão difícil. Quinze? Dez? Cinco? Uma? Eu estou fazendo a minha parte. E você? O que faz para o bem do planeta em que vivemos?


O mundo está precisando de ajuda. Não falo apenas de florestas, arvores ou geleiras. E as pessoas? O que elas representam? E os milhares de pessoas que morreram de fome na África enquanto gritávamos por nossos países? O que nós fizemos por estas pessoas?


É claro que existem pessoas que realmente fazem a diferença. São meus ídolos. Faça a diferença você também?


A geleira Taylor que citei no inicio do post abriga milhares de microorganismos que consomem partículas de ferro presentes na geleira. O estranho líquido viscoso que brota da geleira nada mais é que os resíduos destes microorganismos, algo muito parecido com o sangue humano (o vermelho do nosso sangue é causado pelo ferro). A explicação cientifica deste fato não tira o valor metafórico do todo, a Terra sangrando por causa de toda a agressão que estamos infligindo.


Fica para pensar...

Beijos...

Anne Luka @@

Um comentário:

Anônimo disse...

orgulho de ser sua mãe....
Mamys

Meus livros favoritos!